CEP - Centro de Educação Profissional - “Francisco Graziano Filho”
Preparando profissionais, formando cidadãos.


O CEP teve autorização para o início das atividades em 2004, conforme a publicação no D.O.E. de 8/01/2004.
Foi criado através do Projeto Federal PROEP - “Programa de Expansão da Educação Profissional” e recebeu para sua realização recursos oriundos do convênio firmado entre a União, por intermédio do Ministério da Educação - MEC, o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e o Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, para a implementação diante do conhecimento e características das necessidades profissionais da região, dos seguintes cursos:

Técnico em Enfermagem (2004)
Técnico em Laboratório de Análises Clínicas (2004)
Técnico em Radiologia (2004)
Técnico em Informática (2004)
Técnico em Eletroeletrônica (2004)
Técnico em Gestão Empresarial (2004)
Básicos - Diversas áreas (2004)
Técnico em Nutrição e Dietética (2005)

A vinda desse programa para Dracena teve empenho do deputado federal Francisco Graziano Neto, tanto que a escola recebe o nome de seu pai.
A Portaria nº 46, de 2 de dezembro de 2015, publicada no DOU de 4/12/2015 torna público o cumprimento do objeto dos convênio firmado no âmbito do Programa de Expansão da Educação Profissional – PROEP e assim encerra-se o convênio.
Os cursos ofertados devem atender às expectativas da região fazendo valer a Missão da Escola, que é:
“Criar condições para que o indivíduo jovem ou adulto tenha oportunidades reais de atingir sua plenitude de vida social e profissional pelo exercício de uma cidadania consciente e participativa”.

Funcionam hoje os cursos:
- Técnico em Enfermagem
- Técnico em Estética
- Técnico em Radiologia

No ano de 2008, a Secretaria de Estado de Educação buscou parceria com a FUNDEC para oferecer, através do Projeto Diversificação Curricular, cursos de formação técnica e qualificação profissional, aos alunos da 2ª série do ensino médio, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho.
O Projeto passou a se denominar Retec com as mesmas características.
Esteve em parceria com a SEE, com o nome de Programa Vence, até o ano de 2017.
O Governo Federal, em 2011, criou o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego com o objetivo de aumentar as oportunidades de trabalho por meio da qualificação profissional oferecida através de cursos técnicos gratuitos.
O CEP foi habilitado pelo MEC para oferecer cursos técnicos pelo Pronatec/ Bolsa Formação, desde 2014, contemplando jovens e adultos do município e região e se estendendo até o estado do Mato Grosso do Sul, até o ano de 2016.


UME - Unidade Modelo de Ensino
Um modelo que se renova para um mundo que se transforma.


Em 1999, foi criada a Unidade Modelo de Ensino – UME e autorizado seu funcionamento, conforme publicação no Diário Oficial do Estado, em 27 de janeiro do mesmo ano, com homologação dos cursos de: Auxiliar e Técnico em Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Ensino Supletivo.
A UME tem suas raízes na Escola Técnica Dracena com o curso Técnico em Contabilidade e em seguida a unidade denominada Colégio Integrado de Dracena.
No ano de 2000, teve início o curso Técnico em Radiologia.
Nos anos seguintes, vieram os cursos: Técnico em Química, Técnico em Segurança do Trabalho e Especialização em Enfermagem do Trabalho, juntamente com o curso Técnico em Contabilidade.

Em 2008, a FUNDEC, por meio da UME, foi escolhida para implantar as ações do projeto de Diversificação Curricular do Ensino Médio da Educação de São Paulo, visando à qualificação profissional e à formação em nível técnico dos alunos do Ensino Médio do município de Dracena.
A grande meta desta Escola é proporcionar aos alunos uma formação profissional que possibilite exercer com eficiência, competência e profissionalismo as atividades específicas de cada área, considerando a validade regional e nacional e as novas exigências de mercado de trabalho sem esquecer o aspecto humano das relações sociais, imprescindível para o exercício da cidadania.

O Governo Federal, em 2011, criou o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego com o objetivo de aumentar as oportunidades de trabalho por meio da qualificação profissional oferecida através de cursos técnicos gratuitos.
A UME habilitada pelo MEC, a partir de 2014, passou a oferecer cursos técnicos pelo Pronatec/ Bolsa Formação, qualificando jovens e adultos do município e região.




(18)3821-9000

(18)3821-9023

OUVIDORIA