Alunos do Anglo-CID conquistam medalhas de ouro e prata na Olimpíada Nacional de Ciências 2022

10/02/2023

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é composta por duas fases com questões de Física, Química, Biologia, Astronomia e História e foi realizada no segundo semestre de 2022, com resultados divulgados em novembro. Os alunos do Anglo-CID conquistaram medalhas e menção honrosa na competição.

Segundo a Profa. Ma. Rosana Ramos Socha, responsável pelas olimpíadas científicas no colégio, “os alunos têm se saído muito bem nessas competições. A ONC é uma olimpíada que abrange diferentes assuntos e atrai um bom número de participantes. A atividade é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes, do aprendizado e para o aumento do interesse nas aulas. Os alunos participantes de olimpíadas apresentam maior rendimento nas aulas de todas as disciplinas”, complementa.

Conquistaram a Menção Honrosa: Pedro Henrique Pereira Queiroz (7º ano); Guilherme Rejani Franzotti (1º EM); Emily Amolaro Antonini (1º EM) e  Eduardo Silvério (1º EM). Medalha de Prata: Beatriz Souza Osaki (9º ano); Heitor Henrique Cavalari Cacciatore (1º EM) e Henrique Vargas Santana (1º EM). Medalha de Ouro: Letícia Giaretta Miranda (3º EM) e Luana Ruella Campos (9º ano).

Eulália Pires Fava, diretora do colégio Anglo-CID, destaca que “ano a ano nossos alunos estão se interessando pela participação nas Olimpíadas, se dedicam, demonstram seus conhecimentos e os adquirem também. O incentivo por parte dos docentes também se faz presente e os maiores beneficiados são os alunos. A equipe Anglo-CID parabeniza a todos e se sente feliz com os resultados conquistados. E que venham novas conquistas em 2023!”

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é um evento científico organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI) e constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução.

A ONC se destina aos estudantes do Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º ano) e do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série). A prova é realizada em duas fases on-line. Ao iniciar a prova, um cronômetro é acionado e a prova fecha no tempo estipulado pela organização da olimpíada. O aluno aprovado faz a segunda fase que é uma prova dissertativa. Ele soluciona a prova em folha avulsa, a fotografa e anexa ao sistema da Olimpíada na data marcada previamente.

Os principais objetivos da Olimpíada Nacional de Ciências são  despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos, e proporcionar desafios aos estudantes visando ao aprimoramento de suas formações.